pesquisa e prática
das danças brasileiras

26 de abril de 2010

Mémoria 17/04/2010

Iniciamos com o desenvolvimento da percussão nas caixas, aprendendo os ritmos e treinando a tocar, cantar e dançar simultaneamente (tentamos...).
Desenvolvemos o trabalho corporal utilizando os bastões. Primeiro individualmente, com leves batidinhas do bastão na clavícula, acrômio e escápula; rolando o bastão na nuca , lombar e glúteo sensibilizando essas áreas. Coletivamente, com os bastões no chão, passar de um bastão para o outro pisando sobre o metatarso como se fosse pé de periquito. Depois em duplas, trabalhando o alongamento e o abdome , uma pessoa deitada segurando o bastão com as mãos e apoiando o parte do metatarso do pé nele e a outra pessoa em pé também segurando esse bastão para dar apoio a pessoa de baixo, ajudando-a a erguer-se ao levantar o bastão dela para cima, no processo de levantar o tronco e esticar as pernas e depois deitar encolhendo as pernas e deitando o tronco 10 vezes seguidas.
Ainda em duplas, realizamos a seqüência de rolamento de coluna e postura, alinhando e sustentando o corpo e seus arcos, onde uma pessoa desenvolvia o trabalho corporal e a outra observava os possíveis erros de alinhamento do corpo e os corrigia.
Partindo para o individual novamente, fizemos várias vezes a “tartaruga”, sentados com as pernas de borboletinha, rolávamos pelo chão e levantávamos através de um impulso ( mantendo esta posição). Levantamos do chão sem o apoio das mãos, somente com a força de impulso até ficarmos de pé.
Fizemos o enraizamento com a nossa música tradicional, depois o vinde-vinde e, ainda, o exercício de peso do quadril soltos pelo espaço.
Ensaiamos algumas das músicas infantis (jacaré, caranguejinho, curuba, piaba, adelina, piolho, manteiga, mole-mole, miudinho) do roteiro de APRESENTAÇÃO que será realizado no PRÓXIMO SÁBADO DIA 24/04/2010 ÀS 13:00 LOCAL: NACIONAL, o qual espero que todos estejam presentes porque vai ser só sucesso!!!rss
Dançamos também a música que não sei o nome, portanto o trecho:”nós somos as branquinhas...”, criando também a versão para as mulatinhas do Brasil que ficou um sucesso!
Passamos as músicas: mariquinha, guará e pandeiro do roteiro do relicário, conforme o horário que “voou” não deu tempo de passar as restantes.
Seguimos então para a “conversa-ação”, apresentando os convites feitos ao baiadô, questões sobre a festa junina, cronograma, educadô e formação continuada.
Bom acho que é isso... para a minha primeira “memória” estou felicíssima de ter conseguido, claro que com a ajuda da Ana Paula, que ao sairmos do baiadô ela me fez uma breve recordação do encontro, porque se fosse para contar só com a minha “memórinha falida” estávamos perdidos! Por favor, queridos baiadores, sintam-se à vontade para completar o que estiver faltando, porque isso ainda pode ser possível...=/
Vou-me-indo!
Béjoos a todos e até sábado!!!

Nenhum comentário: