pesquisa e prática
das danças brasileiras

29 de maio de 2013

primeira leitura do semestre


Experienciar,aprender, criar e ensinar

Renata Bittencourt Meira[1]

Resumo

A educação é analisada neste artigo como uma prática que estabelece comunicação entre diferentes aspectos da cultura na sociedade contemporânea, tendo por base as experiências e reflexões desenvolvidas no grupo Baiadô: pesquisa e prática da dança brasileira. Destaca-se a cultura popular tradicional  e a arte como propositores do estado de criação. Experienciar, aprender, criar e ensinar se mostra aqui como um caminho de desenvolvimento do educador engajado na complexidade da cultura contemporânea.



[1] Renata Meira dança, toca, canta, versa e pesquisa cultura popular;  professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia; Bacharel em Dança; Mestre em Artes e doutora em Educação pela UNICAMP.

Vamos trabalhar este texto a partir de um “instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos diante dos textos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula”, criado pela Profa. Dra. Anna Rachel Machado professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP, falecida em 20 de maio de 2012.

Diário de Leitura é um instrumento para trabalhar a leitura de qualquer tipo de texto por meio de reflexões e reações que o leitor tem à medida que vai lendo, e que vão sendo registradas na escrita.

É um diálogo do aluno com o texto, um espaço totalmente privado, onde pode-se adotar linguagem informal, sem se preocupar com "certo" ou "errado", de modo a se colocar livre e espontaneamente diante dos textos. Dessa forma, o diário de leituras permite que os alunos tracem seus próprios caminhos de leitores por meio desse diálogo, que é sempre único.

Ao mesmo tempo, são criadas as condições necessárias para a construção de um espaço de verdadeiras discussões sobre as reflexões dos alunos, o que permite sua reelaboração e refinamento.

Além disso, os diários também podem servir como ponto de partida para a elaboração de outras atividades de produção textual, com os resumos e resenhas, conforme as necessidades dos alunos.”

MACHADO, Anna Rachel ; LOUSADA, Eliane G. ; ABREU-TARDELLI, Lilia Santos . Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica (2ª Ed). 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009

Nenhum comentário: