Experienciar,aprender, criar e ensinar
Resumo
A educação é analisada neste artigo como uma prática que
estabelece comunicação entre diferentes aspectos da cultura na sociedade
contemporânea, tendo por base as experiências e reflexões desenvolvidas no
grupo Baiadô: pesquisa e prática da dança brasileira. Destaca-se a cultura
popular tradicional e a arte como
propositores do estado de criação. Experienciar, aprender, criar e ensinar se
mostra aqui como um caminho de desenvolvimento do educador engajado na
complexidade da cultura contemporânea.
[1] Renata Meira dança, toca, canta, versa e pesquisa cultura
popular; professora do curso de Artes
Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia; Bacharel em Dança; Mestre em
Artes e doutora em Educação pela UNICAMP.
Vamos trabalhar este texto a partir de um “instrumento pedagógico,
capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos diante dos textos e de
enriquecer o debate com os professores em sala de aula”, criado pela Profa.
Dra. Anna Rachel Machado professora do Programa de Estudos Pós-graduados em
Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP, falecida em 20 de maio
de 2012.
Diário de Leitura é um instrumento para trabalhar a leitura de
qualquer tipo de texto por meio de reflexões e reações que o leitor tem à
medida que vai lendo, e que vão sendo registradas na escrita.
É um diálogo do aluno com o texto, um espaço totalmente privado,
onde pode-se adotar linguagem informal, sem se preocupar com "certo"
ou "errado", de modo a se colocar livre e espontaneamente diante dos
textos. Dessa forma, o diário de leituras permite que os alunos tracem seus
próprios caminhos de leitores por meio desse diálogo, que é sempre único.
Ao mesmo tempo, são criadas as condições necessárias para a
construção de um espaço de verdadeiras discussões sobre as reflexões dos
alunos, o que permite sua reelaboração e refinamento.
Além disso, os diários também podem servir como ponto de partida
para a elaboração de outras atividades de produção textual, com os resumos e
resenhas, conforme as necessidades dos alunos.”
MACHADO, Anna Rachel ; LOUSADA, Eliane G. ; ABREU-TARDELLI, Lilia
Santos . Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica
(2ª Ed). 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário