pesquisa e prática
das danças brasileiras

27 de setembro de 2005

Encontro de Moçambiques do Bairro Patrimônio

Os ternos Princeza Isabel, do capitão Nestor, o Moçambique Pena Branca, do capitão Luizão, filho do ilustre Charqueada e o recém fundado Moçambique Raízes do jovem capitão Claudinho compareceram com toda a força da tradição expressa em dança e música. O encontro de Moçambiques do Bairro Patrimônio foi uma grande festa, emocionada, bela e saborosa.




Chegadas, bençãos, desafios, bizarrias e despedidas foram cantadas.




O terço foi rezado pelo capitão Nestor e acompanhado pelas rezadeiras dos outros ternos, bem como por todos os presentes.

O capitão Nestor cantou o leilão que teve como prenda especial duas imagens de Nossa Senhora do Rosário feitas por Marta Prata, artista plástica e educadora popular do grupo Baiadô.

O grupo Baiadô dançou agradecendo e pretigiando os moçambiques do Patrimônio. A capoeira Malta Nagoa marcou presença especialmente na abertura da roda e no apoio para a estrutura da festa, servindo o caldo e ajudando na decoração e limpeza. O caldo foi oferecimento dos baiadores e da Márcia, moradora do bairro que também vendeu a cerveja. A pipoca foi vendida baratinha e pirulitos foram distribuídos pela Augusta e pelo João Augusto, sob supervisão da Carmem, para alegria das crianças.

E por falar em criança, a Bárbara foi um destaque especial, com sua graça e desenvoltura.

O anfitrião, Túlio Cunha, além de fazer toda a articulação e organização da festa fez o registro fotográfico.

Tudo isso aconteceu no dia 25 de setembro de 2005, no 42º aniversário de Renata Meira.

Beijos de Beija Flor!!!

Nenhum comentário: