pesquisa e prática
das danças brasileiras

25 de abril de 2009

Ajuda memória do ensaio do dia 18/04/09

Renata iniciou com alguns informes:

Dia 15 acontecerá em Uberlândia um encontro do GT da Pedagoria do Teatro com a participação de vários escritores atuais sobre o assunto. Faremos uma apresentação nesse evento às 19:00. Participações confirmadas até o momento: Marta, Mônica, Carla, Luzeni, Rosana, Maria Aparecida, Bruna e Victor.

Para o edital do evento da Argentina, faremos 3 ensaios até o dia 14 de abril, quando será filmada a nossa apresentação para o envio do material. O local e hora ainda serão confirmados.

No próximo sábado a Renata não estará presente, mas o ensaio acontecerá no horário normal. Também neste sábado, quando a Renata estará viajando, o Baiadô participará/coordenará uma atividade do Projeto Educadô do Programa de Formação Continuada com o tema Corpo, arte e cultura iniciando os trabalhos do eixo 1, das 8:00 às 11:30 no anfiteatro do bloco B. Participações confirmadas até o momento: Mônica, Marta, Carla, Maíra, Victor, Aline, Luzeni, Mirian e Bruna.

Para o evento de 09/05 Batuque de umbigada, em Piracicaba, apresentaremos o mesmo roteiro ensaiado para o dia 14 e 15/04. Saíremos de viagem às 12:00 com previsão de chegada em Piraciacaba às 19:00 e o Evento iniciará às 23:00. Logo após a finalização do evento iniciaremos nossa viagem de volta, com previsão de chegada no domingo à tarde. Iremos no onibus da UFU com 40 lugares que serão preenchidos com os alunos do curso de teatro e com os participantes do Baiadô. Caso haja mais inscrições do que vaga, serão utilizados alguns critérios do Baiadô (frequência, compromisso, ter ensaiado para apresentação e outros...) para selecionar as pessoas que irão. Inscrições confirmadas até o momento: Marta, Mônica, Brígida, Rosana, Maria Aparecida, Lais, Carla, Ana Paula, Maíra, Luzeni, Victor, Mirian e Bruna.

Para que os ensaio sigam com uma "evolução" esperada, seguiremos o roteiro proposto para as apresentações, para que as pessoas que forem chegando possam ir entrando no clima no estágio que estiver o ensaio.

Foi lida a ajuda memória da Luzeni, do encontro anterior.

Luzeni lembrou de uma observação feita pela Renata após a apresentação na Calourada. "... que a energia do Baiadô continua muito boa, mas precisamos aprimorar as nossas tecnicas no cantar, no tocar e no dançar. Precisamos ser mais que só energia boa..."


Foi aproveitado esse momento para falar na importância da frequência, pois apesar de ser um grupo aberto, precisamos contar com a participação assídua dos que sabem tocar, cantar e dançar (dos que estão ensaiados), para que as apresentações fluam com mais facilidade e sintônia do grupo.

Após os informes iniciamos um trabalho de percepção corporal com utilização de bastão. Treinamos os enraizamentos, coluna e mão de baião de princesa.

Ensaiamos um roteiro temático com as músicas: Utilização de bastão - DO LADO DE FORA NÃO POSSO FICAR em fila dupla e cruzamento de bastão com troca de fila, que vira roda dupla para a PANELA DE BARRO, COLHER DE MADEIRA com formação de pistílo de flor quando canta Êta comida que cheira. Seguindo depois para um maculelê com CANINANA abrindo a roda para fazer a fila do CAMALEÃO. Pensou-se em continuar com a GALINHADA. Esse roteiro está iniciado, mas não está finalizado. Contamos com a participação de todos no próximo encontro para continuar elaborando nossa apresentação. E reforçamos a importância da participação dos que ensaiaram no último sábado para darmos continuidade aos nossos trabalhos. Venham baiar baiadores, e tragam as saias floridas para alegrar nossa tarde.

Espero ter colaborado com os que foram e com os que irão. rsrsr
bjs
Bruna

Nenhum comentário: