pesquisa e prática
das danças brasileiras

9 de agosto de 2009

Acordos

Aprimoramento Artístico

A atual fase do Baiadô é resultado do desejo dos baiadores em enriquecer canto, ritmo, figurino, adereços, narrativas, e também resultado das pesquisas em Teatro. O grupo continuará aberto a todos os interessados, sem nenhum procedimento de seleção ou período de inscrição. Todos os integrantes ativos ou inativos estão convidados a participar. Para darmos conta destes desejos, do aprimoramento e do grupo aberto, firmamos estes acordos:

  • aprovados em roda de conversa do dia 01 de agosto já estão valendo;
  • em constante atualização, quem tiver críticas ou sugestões, deve colocá-las como comentário desta postagem ou na roda de conversa durante os ensaios.;
  • as mudanças só terão validade depois de serem aprovadas em roda de conversa.


Horários (enquanto não estão acertados os professores de percussão e canto, Renata conduzirá os dois primeiros horários preparando outros puxadores)

  • das 13 às 14hs – treinamento de percussão
  • das 14 às 15hs – treinamento de canto
  • das 15 às 16hs – preparação corporal
  • das 16 às 17hs – treino de danças
  • das 17 às 18hs – treino de roteiros
  • das 18às 19hs – educadô


É objetivo do aprimoramento artístico

  • encontrar parceiros para realização desse enriquecimento
  • conseguir recursos para realização desse enriquecimento
  • preparar roteiros para diferentes tipos de eventos
  • distribuir funções de puxadores, coordenadores artísticos, coordenadores de produção


Serão trabalhados com professores e/ou artistas convidados:

  • ritmo (destreza e arranjos) ,
  • canto (afinação, puxadores, arranjos),


No ensaio

  • será enfatizado trabalho de corpo (sensibilização, flexibilidade, fortalecimento e expressão)
  • será enfatizado limpeza das danças
  • será enfatizado organização de roteiros fixos
  • não serão repetidas atividades já realizadas, nem repasse de informações já socializadas


Será esperado dos participantes

  • compromisso com horários e atividades
  • responsabilidade com a divisão de tarefas
  • aceitação das diferenças expressivas individuais
  • tolerância com seus próprios limites (ou seja, "guentar facão!")
  • que procurem se informar das atividades e informações socializadas em sua ausência


É preciso fazer:

  • registro das atividades
  • registro das presenças
  • organização de material cênico
  • documentação das indicações de limpeza das danças
  • documentação dos arranjos de canto e percussão
  • documentação dos roteiros elaborados
  • atualização do blog
  • distribuição destas tarefas


Coordenação Artística, sozinho ou em equipe

  • organiza o grupo quanto a aquecimento, concentração, figurino e adereços
  • passa o som, preparando microfones
  • analisa o espaço, fazendo as adaptações necessárias no roteiro
  • é o pé de porco do roteiro, aceitando e propondo os improvisos de cena


Coordenação de produção, faz a ponte entre o evento e o grupo, é responsável por organizar, sozinho ou em equipe

  • transporte, lanche, cachê, horários
  • local para deixar objetos pessoais
  • o evento quanto a lanche, água, local de aquecimento, local de apresentação
  • o evento quanto às deixas de entradas e saídas
  • necessidades técnicas para apresentação (som, palco, cachê, estrutura do evento...)

Nenhum comentário: