pesquisa e prática
das danças brasileiras

18 de novembro de 2010

Texto para o Banner do Baiadô por Joyce Oliveira! Como acordado no ultimo encontro, todos tem o direito de  dar opnião para complementação caso ache necessario. (Opniões por forma de comentário)

Baila bonito baiadô
Baiadô que canta e dança
Tem histórias para contar
É parente original
Da cultura popular
(Renata Meira)

O Baiadô é um grupo de pesquisa e práticas em danças brasileiras vinculado ao Laboratório de Ações Corporais da Universidade Federal de Uberlândia.  É um grupo de pessoas que se reúne para cantar, dançar, tocar, criar, brincar, ensinar e aprender juntos. A essência do grupo está no “dançar junto”, cantam e dançam ao som do tambor, criam versos num dialogo com a arte e a tradição. As saias rodadas de chitas coloridas representam a poesia da cultura popular.
Em busca do conhecimento sobre as danças brasileiras, há um processo de aprender com os portadores de tradição, homens e mulheres que guardam na memória e nos gestos do corpo um jeito de dançar, tocar e cantar que aprenderam com outras pessoas e que hoje re-significam o que aprenderam e compartilham com os outros...   
No Baiadô a tradição ganha movimento, pois os olhares diversos, os saberes que cada pessoa do grupo traz sobre cultura popular e socializa na roda, re-significa a dança, numa vivencia solidária entre as diferenças, evidenciando os aspectos estéticos e criadores.  Assim o grupo cria a sua dança e recria a tradição.
No prazer do encontro, do dançar junto, do viver e conviver na ciranda da dança e da vida, os sabres giram e são partilhados e compartilhados entre as pessoas que formam e transformam o grupo. No convívio entre pessoas com experiências e capacidades distintas; conhecimento passado por oralidade e musicalidade, respeito à individualidade na prática coletiva, respeito ao tempo de aprender e ensinar de cada um e de cada grupo.
É um grupo aberto e gratuito, não há limites de idade, dançam e convivem juntos crianças, jovens e adultos, entre elas, gentes da comunidade, professores, estudantes e portadores de tradição que juntos aprendem e ensinam.

Nenhum comentário: