pesquisa e prática
das danças brasileiras

13 de fevereiro de 2009

Coreografia Ala do Baiadô na Tabajara

Os movimentos são marcados na letra do samba enredo.
Cada estrofe tem um nome e um movimento próprio.
É importante perceber o encarrilhamento das estrofes no movimento.
A saída de uma estrofe precisa preparar a entrada da próxima.
Sempre estar atento no sorriso, no canto e na atenção com o público

estrofe: eu já fui cravo

preparação: definir sua dupla e lugar dela em relação às outras, se for ímpar a dupla do meio deverá estar a tenta para se dividir na estrofe "identidade brasileira".

dança: giros variados e individuais

importante: prestar atenção no seu par e no espaço, ocupar os vazios

marcação para passagem: encontrar seu par nas “moça”, na primeira vez cumprimentar, na segunda organizar uma fila com os pares.


estrofe: abre a cortina

preparação: dançar animadamente com seu par nas filas até cantar “abre a cortina”

dança: girar em direção ao público, seseparando de seu par

importante: manter as filas, segurar o bastão para o lado do público, se relacionar com o público.

marcação para passagem: organizar as fileiras reunindo dois ou mais pares para a viagem sofrida.

estrofe: viagem sofrida

preparação: prestar atenção na música e começar o deslocamento no verso “segunda a história...”

dança: as fileiras se deslocam para os lados intercaladas, marcando um pulso comum.

importante: intercalar e manter pulso comum

marcação para passagem: atenção para iniciar o "catavento" com as mãos direitas se encontrando

estrofe: passeio de nossa senhora

preparação: segurar mão direita com mão direita, deixando levantado o bastão na mão esquerda

dança: girando como “catavento” ou como “currupiu”

importante: atenção no deslocamento, no sorriso, no canto e na atenção com o público

marcação para passagem: lembrar de seguir uma mesma pessoa na fila,pés de porco”: Carla e Juliana

estrofe: identidade brasileira

preparação: transformar o “catavento” em fila indiana.

dança: fila indiana como a do “baralho”

importante: manter distância da pessoa da frente, todos precisam fazer o desenho do trajeto, sem cortar caminho. Quando Carla e Juliana se emparelham os pares ficam mais importantes que as filas, cada um deve olhar e dançar com seu par.

marcação para passagem: Carla e Juliana se emparelharem e cada par vai se organizando mantendo distância para fazer o giro do “escravo”

estrofe: não sou escravo, eu sou rei

preparação: chegar nas filas separadas, mantendo a mesma posição de seu par

dança: um giro com o bastão perto do chão, nas palavras “eu”/”mais” apontar

o bastão para o céu, pulsar duas vezes ecorrer” trocando de lugar com seu par.

importante: sincronia com todo o grupo, principalmente no pulso vertical do bastão

marcação para passagem: verso: “com fé, devoção e poesia

estrofe: batendo caxambu

preparação: virar de frente para seu par

dança: bater os bastões em ritmo comum a todos da ala e com um pulso da bateria,

passar dois a dois por dentro do “túnel”, girar e levantar os bastões na palavra “carnavalizar”

importante: todos batem juntos, cantar, sorrir e se relacionar com o público

marcação para passagem: desmanchar as filas em giros no reinício do samba enredo



Nenhum comentário: