Cada estrofe tem um nome e um movimento próprio.
É importante perceber o encarrilhamento das estrofes no movimento.
A saída de uma estrofe precisa preparar a entrada da próxima.
Sempre estar atento no sorriso, no canto e na atenção com o público
estrofe: eu já fui cravo
preparação: definir sua dupla e lugar dela em relação às outras, se for ímpar a dupla do meio deverá estar a tenta para se dividir na estrofe "identidade brasileira".
dança: giros variados e individuais
importante: prestar atenção no seu par e no espaço, ocupar os vazios
marcação para passagem: encontrar seu par nas “moça”, na primeira vez cumprimentar, na segunda organizar uma fila com os pares.
estrofe: abre a cortina
preparação: dançar animadamente com seu par nas filas até cantar “abre a cortina”
dança: girar em direção ao público, seseparando de seu par
importante: manter as filas, segurar o bastão para o lado do público, se relacionar com o público.
marcação para passagem: organizar as fileiras reunindo dois ou mais pares para a viagem sofrida.
estrofe: viagem sofrida
preparação: prestar atenção na música e começar o deslocamento no verso “segunda a história...”
dança: as fileiras se deslocam para os lados intercaladas, marcando um pulso comum.
importante: intercalar e manter pulso comum
marcação para passagem: atenção para iniciar o "catavento" com as mãos direitas se encontrando
estrofe: passeio de nossa senhora
preparação: segurar mão direita com mão direita, deixando levantado o bastão na mão esquerda
dança: girando como “catavento” ou como “currupiu”
importante: atenção no deslocamento, no sorriso, no canto e na atenção com o público
marcação para passagem: lembrar de seguir uma mesma pessoa na fila,“pés de porco”: Carla e Juliana
estrofe: identidade brasileira
preparação: transformar o “catavento” em fila indiana.
dança: fila indiana como a do “baralho”
importante: manter distância da pessoa da frente, todos precisam fazer o desenho do trajeto, sem cortar caminho. Quando Carla e Juliana se emparelham os pares ficam mais importantes que as filas, cada um deve olhar e dançar com seu par.
marcação para passagem: Carla e Juliana se emparelharem e cada par vai se organizando mantendo distância para fazer o giro do “escravo”
estrofe: não sou escravo, eu sou rei
preparação: chegar nas filas separadas, mantendo a mesma posição de seu par
dança: um giro com o bastão perto do chão, nas palavras “eu”/”mais” apontar
o bastão para o céu, pulsar duas vezes e “correr” trocando de lugar com seu par.
importante: sincronia com todo o grupo, principalmente no pulso vertical do bastão
marcação para passagem: verso: “com fé, devoção e poesia
estrofe: batendo caxambu
preparação: virar de frente para seu par
dança: bater os bastões em ritmo comum a todos da ala e com um pulso da bateria,
passar dois a dois por dentro do “túnel”, girar e levantar os bastões na palavra “carnavalizar”
importante: todos batem juntos, cantar, sorrir e se relacionar com o público
marcação para passagem: desmanchar as filas em giros no reinício do samba enredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário