pesquisa e prática
das danças brasileiras

13 de fevereiro de 2009

Samba Enredo Tabajara 2009

autoria: Rogério Miranda

Eu já fui cravo, eu já fui rosa
Eu hoje sou manjericão
Daqueles “miudinho”
Que as “moça” trazem na mão

Pra comemorar o centenário
A Tabajara abre a cortina do passado
Traz para a avenida a lenda de Chico Rei
Salve a Irmandade do Rosário

Segundo a história o escravo batizado
Viera da África em viagem sofrida
Trouxe de lá cultura e tradição
Situaram-se ma antiga Vila Rica

Lá no alto de São Benedito
Onde o sol e a lua “alumeia”
Lá no alto tem um cruzeiro, ah meu deus
Onde Nossa Senhora passeia

Organizaram a Irmandade do Rosário
Adquiriram a Mina da Escandideira
Chico Rei com cetro e manto coroado
É resistência, é identidade brasileira

Não sou escravo, eu sou Rei
Pelas ladeiras de Ouro Preto percorria
Cantava esses versos mais de uma vez
Com fé, devoção e poesia

Batendo caxambu
Bota o rei congo do congado pra sambar
Tira a mãe preta do cerrado
O índio quer carnavalizar

Nenhum comentário: